Categorias: Coaching

Roda da Vida: Saúde

Todos sabemos que precisamos de boa alimentação, fazer algum tipo de esporte, não beber em demasia, não fumar; só que há mais  se quisermos manter uma saúde realmente boa, porque da mesma forma que necessitamos nutrir o nosso corpo físico, também precisamos cuidar da nossa mente e das nossas emoções. Por isso é importante cuidar do nível de estresse, da qualidade do sono, bem como da quantidade. Outro ponto primordial é o cuidado com a nossa nutrição emocional, aí sim estamos no bom caminho da saúde.

Nossa vida hoje é muito corrida, excesso de informações e demandas profissionais, manter a vida pessoal organizada, as contas em dia, o cuidado com a casa e com a família… ufa! Quando percebemos, o dia passou e a semana já ficou pra trás na dança das horas, e nós ainda não conseguimos ler aquele e-mail ou fazer a inscrição no curso ou na academia. Vamos dormir e as pendências, muitas vezes, ficam ali martelando na cabeça, atrapalhando o sono ou gerando pesadelos. E assim, cada vez se torna maior o número de pessoas que não tem uma noite de sono realmente reparador. Umas dicas simples para fugir dessa roda viva: use a hora do banho para relaxar ouvindo uma boa música (sugiro uma seleção de músicas que te acalmem e ao mesmo tempo te deixem contente); sais de banho para que o olfato fique bem desperto, o que ajuda a desfocar a mente dos assuntos, em que até então ela estava ligada; automassagem com hidratantes ou óleos corporais após a ducha pode dar o toque extra de cuidado, de carinho e um tempinho a mais para se manter nesse oásis de relaxamento.

Evite comer vendo televisão, porque quando prestamos atenção na tela da tv, não percebemos se já estamos satisfeitos ou não, e aí a tendência é comer um pouco além do necessário. Fora isso, as notícias tristes ou revoltantes influenciam nossas emoções, atrapalhando inclusive a nossa digestão. Use esse momento para conversar assuntos amenos, para fazer projetos legais, em conjunto com a família – como escolher o programa de fim de semana, por exemplo, ou continue a ouvir sua seleção musical.

Se a tensão estiver mais presente, uma boa ideia é usar uma bacia com água quentinha, bolas de gude e sais ou óleos essenciais para massagear os pés, enquanto toma um chazinho calmante antes de dormir. Além de evitar a tela do computador, celular e similares, por pelo menos meia hora antes de deitar, porque a luz emitida por esses aparelhos deixa o cérebro “mais aceso”, levando um tempo maior para o sono chegar; outra coisa que traz bons resultados é a meditação, seja de que tipo for. E para arrematar, cuidar do tempo de lazer, porque, como falamos no artigo anterior, ele é de suma importância para a nossa vida, e também para a nossa saúde.

Quanto ao alimento emocional, esse muitas vezes cai no esquecimento, ficamos naquela roda viva de compromissos, deveres, rotinas sociais, sem muita atenção se, em meio a todos esses feitos, há um café com um amigo que nos entende como ninguém, aquele parente que nos faz chorar de rir, ou com aquela pessoa que te dá o abraço mais reconfortante e acolhedor de todo o mundo. E sem esse tipo de alimento emocional, a força interna vai decaindo com o tempo, o peso dos problemas vai parecendo maior e o brilho da vida se torna pequenino… O que acaba se refletindo na capacidade de resposta do nosso organismo, que se torna menor.

Por último, como dividi a saúde em resposta do organismo e aparência física, na Roda da Vida, fica a dica para procurar ver os pontos bonitos que há no seu corpo e realçá-los, isso aumenta a autoestima e dá mais motivação de fazer um pouco além para se sentir com vitalidade e beleza. A proposta não é virarmos escravos da moda ou do corpo, mas sim termos a melhor vida que podemos, queremos, merecemos e somos capazes de ter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.