Categorias: Coaching

Roda da Vida: Lazer

O segundo tópico da Roda da Vida é o lazer. No dicionário, lazer significa tempo que sobra do horário de trabalho, aproveitável para o exercício de atividades prazerosas. E quanto mais intenso e duro estamos trabalhando por uma causa que escolhemos ou por uma fase que se fez presente em nossa vida, de maior qualidade ainda tem que ser esse prazer, principalmente se não temos oportunidade de grande quantidade desse item tão fundamental para descansar a mente e renovar as energias emocionais e físicas.
O ideal é que tenhamos pelo menos meia hora de lazer por dia, e que esse tempo chegue a, no mínimo, duas horas no fim de semana. Lazer pode ser nadar, ler um livro, ir pra balada, cuidar do jardim, até dormir, se isso for algo que esteja necessitando no momento e que seja também prazeroso. Aliás, prazer é a palavra de ordem! Não adianta seguir o fluxo do grupo ou fazer porque é a moda do momento, se não causa prazer real não vale como lazer, vai só aumentar o cansaço. E o pior é quando além do cansaço ainda traz gastos extras para o bolso, sem ter sido realmente aproveitado pela alma…
O lazer ajuda a descansar a mente para que ela não fique fixa demais nos pensamentos cotidianos, ele, por assim dizer, alimenta a criatividade e pode te levar a pensar fora da caixa, o que ajuda a lidar com imprevistos nas nossas metas, a ser mais flexível e disponível nas relações interpessoais.
Muitos clientes quando procuram o Coaching para cuidar das finanças chegam com um grande temor de que para sanar as dívidas ou melhorar o saldo bancário, serão aconselhados a abrir mão do lazer, como forma de contenção de gastos… E isso não ocorre, posso garantir! Porque mesmo com o dinheiro curto, há formas muito boas de ter lazer – desde promoções e programas gratuitos, até o limite da sua criatividade!
Ah, mas vale uma ressalva: ir além do limite de tempo, dinheiro ou energia na “diversão” já não é mais prazer… Provavelmente é fuga e nesse caso é importante buscar uma ajuda especializada ou, com o passar do tempo, vai ter trabalho acumulado, saúde depauperada e bolso vazio.
Então, vamos ajustar a nossa agenda para que, diariamente, tenhamos um momento para cuidar do nosso descanso mental, para alimentar nosso lado alegre, otimista. E como nosso trabalho na grande maioria das vezes já é bem rotineiro, o ideal é ter mais do que um tema na listinha do lazer, temas que durem tempos diferentes e gastos distintos de energia e dinheiro; assim, tendo mais tempo ou menos tempo, sempre teremos algo bom para ocupá-lo saudavelmente. Crie esse hábito e, nesse horário, não vale fazer concessões pra conversas tristes, com gente pra baixo ou pensar na fila do banco que te espera amanhã. A única regra desse jogo é estar 100% presente para o seu lazer. O que vai te ajudar a estar 100% presente também para os compromissos assumidos. Depois de três ou quatro meses perceba o que mudou na sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.