Categorias: Aromaterapia

Óleos essenciais X Essências

Quando comecei a estudar Aromaterapia não me atentava e não sabia da diferença entre óleo essencial e essência. Hoje, quando falo ou dou alguma explicação, sempre faço essa diferenciação. Quando ao se tratar de Aromaterapia alguém fala que comprou uma essência, solicito logo para verificar o frasco e onde comprou, sendo óleo essencial  vou e explico “você não comprou essência, você comprou óleo essencial, há diferença…”. Caso a pessoa realmente tenha comprado uma essência ela não terá nenhum fim terapêutico, como já abordamos,  já a alerto para esse fato.

Então qual a diferença entre esses termos tão parecidos? Vamos lá:

– ÓLEOS ESSENCIAIS: eles são compostos produzidos pelas plantas, são substâncias químicas que exercem funções na planta como autodefesa, atração, proteção.  Eles são produzidos e armazenados pelas plantas em pequenas glândulas localizadas nas partes mais externas quanto nas partes mais profundas das raízes, caule, folhas, flores ou frutos de uma planta. Eles apresentam estruturas moleculares complexas e podem conter mais de centenas de componentes químicos, a maioria em quantidades muito pequenas. O Óleo Essencial é o coração e a alma da planta.

– ESSÊNCIAS: são imitações sintéticas, produzidas em laboratórios, dos compostos encontrados naturalmente nos óleos essenciais. Em geral são substâncias derivadas do Petróleo. Elas somente perfumam o ambiente e não possuem efeito terapêutico nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.