Categorias: Aromaterapia

Óleo essencial de Rosa x Damascena Mill


Como estamos na primavera, nada mais justo que falar sobre o óleo essencial de rosa, especificamente do óleo essencial de Rosa Damascena, o qual está sendo estudado para o meu trabalho de conclusão de curso! Vamos lá…

As rosas foram imortalizadas na História como símbolo de eterno romance e paixão, são conhecidas pela sua beleza estética e cheiro agradável.  Existem por volta de 200 espécies e mais de 18.000 variedades de rosas. No entanto, apenas algumas são usadas para produção de óleo essencial, que é o produto mais valioso obtido a partir das flores de rosa. Porém podemos obter outros produtos derivados são: a água de rosas e absoluto (que é o óleo extraído com a presença de um produto químico – solvente) (1).

Os principais produtores de rosa no mundo são a Bulgária, Turquia, Iran, Índia e Egito. A produção de rosas, na Bulgária, baseia-se nos tipos de Rosa x damascena Mill;  Trigintipetala Diesk (Kazanlik) e Rosa alba L, sendo usada principalmente na indústria de perfumes, mas também na indústria de alimentos, fármacos e cosméticos.

Considera-se que Rosa x damascena é originária do Iran, onde tem uma posição importante na medicina tradicional. A  Rosa de Damasco é um híbrido fértil de Rosa gallica com Rosa phoenicia ou Rosa moscata, e é conhecida desde a Antiguidade (2).

O óleo de rosa da Bulgária é um óleo essencial obtido por destilação por arrastamento de vapor das flores de Rosa x damascena Mill e para se obter 1 kg de óleo de rosa é necessário uma média de 3 500 kg de rosa (3).

Esse óleo possui propriedades antibacteriana, antisséptica, anti-inflamatória,  é tônico, relaxante, sedativo, antidepressivo entre outras coisas. Ele alivia raiva, ciúmes, pesar, problemas da mulher como frigidez, incapacidade de amar, perda de amor e baixa estima.  A Rosa é o supremo remédio da mulher. Tem ação tônica sobre o útero, é um suave emenagogo (provoca a menstruação), ajuda a regular a menstruação e ajuda a regular a menopausa. É útil na depressão pós-parto e devolve o interesse de uma mulher por sua feminilidade.

A energia da Rosa promove tanto a saúde interna quanto externa, e a beleza. No nível etérico, ela intensifica a força interior ao expor a beleza interior, e  expressá-la no plano físico.  Apesar de sua aparência delicada, da Rosa extrai-se um óleo muito poderoso, principalmente no plano emocional.

Embora seja um óleo caro, ele vale cada centavo e esse é um óleo que sempre terei ao meu lado!

Referências:

1-      Gudin, S. (2000). Rose:genetics and breeding. Plant breeding Reviews, 17, 159-190.

2-      Astadjov, N. (1988). Improved populations of Kazanlushka oil bearing rose. Rastenievudni Naouki, 6, 21-26.; Mahboubi, M. (2016). Rosa damascena as holy ancient herb with novel applications. Journal of Traditional and Complementary Medicine, 6, 10-16.

3-      Regulamento (CE) № 1151/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo aos sistemas de qualidade dos produtos agrícolas e dos gêneros alimentícios (2014)., disponível em http://eur-lex.europa.eu/legal-content/BG/TXT/?uri=CELEX%3A52014XC0425(02).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.