Ansiedade é um termo geral para vários distúrbios que causam nervosismo, medo, apreensão e preocupação. É um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho.
Todos nós somos ansiosos em determinado momento da vida sem que isso seja patológico. Existem, contudo diferentes graus de ansiedade. Em algumas pessoas, a ansiedade exprime-se por um sentimento de medo, inquietação, sensação de perigo iminente, (medo de insucesso, morte súbita, medo de perder o autocontrole, medo de ficar mentalmente desestabilizado). Em alguns casos, a ansiedade é acompanhada por algumas manifestações físicas, tais como, secura de boca, pulso acelerado, transpiração, opressão torácica, e vertigens. Nestes casos, chamamos-lhe angústia.
É necessário saber que a ansiedade é no início, uma reação normal, um sinal de alarme do organismo perante certos acontecimentos da vida. Se ela está controlada, a ansiedade atua sobretudo como estimulante. As dificuldades da vida são habitualmente o fator desencadeante da ansiedade e, nos casos agudos, da angústia. Além disso, as dificuldades pessoais de inserção na sociedade, os conflitos interiores no domínio afetivo, emocional e sexual podem conduzir a um sintoma ou sensação de ansiedade. Cabe lembrar que dor e o abuso de certas substâncias (café, chá, tabaco, álcool e drogas diversas) também podem desencadear episódios ansiosos
Alguns dos óleos essenciais utilizados na aromaterapia contêm substância muito ativas que ajudam a aliviar e tratar crises de ansiedade em poucos minutos. Para todas as formas de ansiedade, a escolha deve recair sobre os óleos capazes de relaxar a mente e o corpo (exemplos: Camomila Romana, Bergamota, Lavanda…). Se houver na ansiedade algum resquício de medo, devem ser levados em conta os óleos que são próprios para extinguir essa emoção, ou seja, para encarar esse medo (exemplos: Limão, Sálvia Esclaréia, Rosa…). Em qualquer situação em andamento, o mais provável é que a mente esteja superativa, e por isso a escolha deve incluir aqueles óleos capazes de reduzir a sua “produção”, como, por exemplo os que contêm propriedades adstringentes (exemplos: Camomila Romana, Lavanda…).
Se você perceber que a sua cabeça está ficando muito sobrecarregada com alguma coisa, experimente fazer uso dos óleos essenciais logo que sentir os primeiros sinais de ansiedade, não só para restituir a sua calma, como também para servir de prevenção, a fim de que a situação não se desenvolva em estresse.
A aromaterapia para ansiedade também pode ajudar em casos de insônia, irritabilidade, cansaço ou inquietação.
Já nos casos mais graves, em que a ansiedade surge frequentemente sem razão aparente, a aromaterapia pode ajudar, mas também é necessário ajuda psicológica para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado necessário.
Os óleos essenciais podem ser usados num aromatizador de ambiente ou pessoal, diretamente na pele diluídos em um óleo vegetal, para fazer uma massagem, por exemplo, ou escalda-pés com o óleo essencial misturado na água.
Listagem de alguns óleos essenciais para ansiedade:
– Lavanda (Lavandula angustifólia)
– Bergamota (Citrus aurantium)
– Camomila Romana (Anthemis nobillis)
– Sálvia Esclaréia (Salvia sclarea)
-Angélica (Angelica archangelica)