Categorias: Aromaterapia

O poder da Aromaterapia

Começaremos hoje com uma linda frase de Platão:

 “A cura da parte não deveria ser tentada sem o tratamento do todo. Nenhuma tentativa deveria ser feita para curar o corpo sem a alma, e para que a cabeça e o corpo sejam saudáveis deve-se começar pela cura da mente, pois este é o grande erro de nossos dias no tratamento do corpo humano, em que os médicos separam primeiro a alma do corpo.”

Na maioria das vezes, o tratamento da medicina alopática enfatiza o sintoma ou o órgão causador do problema. Por outro lado, tanto a aromaterapia com as outras terapias alternativas com abordagem holística preferem levar em consideração a totalidade do indivíduo, porque dessa forma poderão descobrir, quando possível, a causa que se oculta atrás do sintoma, tornando-se assim capazes de tratá-la.

Sendo assim, uma perspectiva holística significa olhar para nós mesmos como teia interpenetrante de mente, corpo e espírito, e como uma parte do meio ambiente mais amplo no qual vivemos. Nossos relacionamentos, os valores pelos quais vivemos, a sociedade da qual somos parte, nossas ações com o planeta, até mesmo o modo como nos relacionamos com o resto da criação, tudo tem relação com o que manifestamos em nossas vidas, até a mais simples dor de cabeça ou uma cólica.

Podemos estar carregando um fardo emocional, sentindo o coração partido, uma ansiedade ou um estresse, e esses sentimentos podem acabar se manifestando fisicamente.

A aromaterapia é um sistema terapêutico com influências que vão bem mais além daquelas evidentes, devido à natureza especial dos óleos essenciais. Ela é capaz de expandir sua percepção consciente das energias sutis.

Utilizar os óleos essenciais fortalece sua habilidade de discernir e identificar as influências que o impedem de alcançar a harmonia, a alegria e o equilíbrio. Eles promovem um ambiente seguro para que você descubra se sua realidade se origina de suas verdades individuais ou se está sendo influenciada por reações inconscientes, construções sociais, parentes ou colegas.

Os óleos essenciais ajudam a expandir os cincos sentidos para além das estruturas deste mundo, gerando experiências multissensoriais. Um ser humano realmente multissensorial se estende para fora da realidade física e confia na intuição como um sentido verdadeiro.

Os óleos essenciais são capazes de afetar a mente e as emoções tão forte quanto afetam o corpo físico. Eles penetram e afetam a mente e o corpo através de duas formas principais: sistema olfativo e a pele. Sabe-se que os óleos essenciais funcionam como starts ou gatilhos, estimulando o sistema nervoso central quando inalados, e aqueles que penetram através dos vasos capilares e tecidos celulares quando aplicados sobre a pele.

Praticamente todos os óleos essenciais são antissépticos e antibacterianos até certo ponto, e alguns podem ser úteis no tratamento de infecções virais, que são resistentes a todos os medicamentos tradicionais (Exemplo: óleo essencial de Tea Tree, orégano…). Muitos óleos têm o potencial para estimular a renovação e o crescimento celular, regular e restabelecer o equilíbrio da mente e do corpo (Exemplo: óleo essencial de rosa, lavanda…).

Todos os óleos essências ajudam a equilibrar as emoções até certo ponto, e individualmente eles podem ser notáveis por suas propriedades estimulantes, de elevação espiritual, de relaxamento e de sensação de bem-estar. Eles podem reavivar a mente cansada e podem estimular a memória (Exemplo: óleo essencial de Alecrim, Limão…).

Nos hospitais, os óleos essenciais têm-se mostrado capazes de atenuar o estresse, porque elevam o ânimo, fortalecem e revitalizam a mente, além de levarem conforto ao corpo através da dissipação do esgotamento produzido pela doença do paciente.

Relato pessoal!

Vivia com uma crise de sinusite crônica, a qual me levava a tomar inúmeros remédios. Meu corpo nesse período estava completamente esgotado e bombardeado de remédios, era impressionante, todo mês eu estava gripada ou com algum problema, o que afetava meu dia a dia.  Na minha última crise a cerca de 2 anos atrás, fiquei três meses alternando entre antibióticos, nesse mesmo período foi quando comecei a estudar aromaterapia e comecei a utilizar os óleos através de inalações e massagens nos seios da face, juntamente com os antibióticos, pois meu caso era bastante complicado. Consegui sair da crise, e desde então nunca mais tive alguma recaída. Certa vez, ano passado recebi uma rajada de vento na rua, aquela que você consegue sentir toda poeira entrando dentro de você, pensei logo: “minha sinusite vai atacar”. Cheguei logo em casa e comecei a fazer minhas inalações com meus óleos durante uma semana, três vezes ao dia. E graças ao poder desses óleos maravilhosos até hoje não tive mais nenhuma crise, meu corpo é outro comparado com  três anos atrás ele não precisa mais de remédios convencionais como precisava. Não só o meu corpo mudou, minha mente e percepção da vida e do que me rodeia é outra completamente diferente do que era antes de ser aromaterapeuta.

E para terminar o texto de hoje:

“Como é gratificante saber que todo esse poder vem da Natureza, de uma simples planta, flor, raiz…”

Foto: Craig Burrows – Fotografia de fluorescência visível induzida por ultra violeta.  “toda vez que as flores são atingidas pela luz, elas emitem seu próprio brilho d volta (…). “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.