Categorias: Coaching

Roda da Vida: Carreira – Progresso na Carreira

Esse texto é para aqueles que já estão com uma carreira em mãos e gostariam de crescer nela. E aí a primeira pergunta a ser respondida (e sem ler o que está escrito no parágrafo depois da pergunta) é:

Para que você quer crescer na sua carreira? (Note que eu não perguntei “por que?”, então não justifique, mas sim indique a finalidade do seu propósito).

Atenção com respostas como: por mais dinheiro, porque quero fama, porque quero comandar os outros, pra ter segurança – esse tipo de resposta em si, não tem nada de ruim, só que são respostas que merecem uma investigação profissional mais acurada, porque pode ser algo que se projetou na carreira, mas que tenha origem em outro setor e, dependendo, precisa ser resolvida ou exercida no setor de origem. Inclusive no caso da resposta ter sido ”mais dinheiro” e nada além, é possível fazer dinheiro com uma segunda fonte de renda, com algo até mais prazeroso e menos desgastante pra sua mente…

Caso a resposta faça sentido para você, o passo seguinte é criar uma meta com estratégias para que esse crescimento se faça. E dar uma olhada em como está sua Roda da Vida, em que pontos sua vida está se mantendo nos eixos e quais precisam de um cuidado extra para não roubar energia do sistema ao longo desse processo, será muito importante.

A seguir, perceba quais são as oportunidades naturais no mercado – dentro e fora da sua empresa – para quem está no cargo que ocupa atualmente. Qual desses cargos almejados mais combinam com sua personalidade, seu estilo de vida, seu sonho profissional? Daí é só responder as perguntas abaixo:

  • O que já possuo de recursos que me fazem um bom candidato à vaga desejada?
  • O que preciso adquirir ou melhorar de habilidades internas (emocionais, por exemplo) e externas (um curso específico, por exemplo) para ser um forte candidato para essa vaga?
  • Onde posso adquirir esses recursos?
  • Há tempo e dinheiro para me dedicar a esse projeto? Se não, o que posso fazer para conseguir o que me falta?
  • Com quem conto como rede de apoio nesse momento?
  • No caso de precisar de ajuda externa, o que posso fazer para que a minha meta também se torne a meta de quem preciso como aliado?
  • Estou REALMENTE disposto a fazer o que é preciso pra chegar onde quero?

Por incrível que possa parecer, essa última pergunta é bem capciosa, pois há muitos profissionais por aí vivendo um cabo de guerra sem nem se darem conta. Querem um emprego melhor, trabalhar num lugar com melhores condições de trabalho e maior qualidade de vida, descobrem que para isso precisam melhorar o Inglês ou fazer um cursinho específico na utilização de uma determinada ferramenta. E na hora que ficam frente a frente com a pergunta 7, percebem um incômodo interno.

Só que nem todos tem esse questionário como fiel da balança. Na prática, começam com tudo, cheios de animação e, em alguma fase do processo, vão esmorecendo e não concluem… Muitos acabam perdendo o prazo final da entrega do trabalho de conclusão, o que, olhando de fora, não faz o menor sentido, pois já nadaram todo o mar, e era só ficar de pé e vencer a água na altura do tornozelo… Mas o que geralmente ocorre nesses casos é que há um nó emocional, que rouba a energia mental e física da pessoa, muitas vezes criando um quadro de apatia ou coisa pior. E, no afã de ajudar, as pessoas ao redor acabam pressionando – pra alguns até torna-se algo bem funcional, pois para se livrar de um incômodo maior e mais constante, cuidam do que estava pendente e então os dois cessam (o que não é bem verdade, porque o nó de fato não foi tratado e pode voltar a qualquer momento, mas por hora foi resolvido o impasse).

Porém para outros, que estão com a questão real do problema muito “inflamada” e oculta da mente consciente, e pra completar, encontram-se muito sobrecarregados por situações outras, a pressão externa pode aumentar a apatia, causando paralisia e até depressão. Nesse caso, muitas vezes é preciso intervenção química (ajuda médica) para sair mais rapidamente do quadro da paralisia, porque nesse caso o tempo é um fator decisivo, sob vários aspectos, e ajuda psicológica, para entender as questões internas, os Valores e Necessidades a serem cuidados, vivenciados e respeitados. Assim, a vida volta ao equilíbrio a ao crescimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.