Categorias: PNLPNL FelicidadePNL Saúde

Mais Joguinhos para Foco e Concentração e Uma Técnica se as Emoções Negativas Causarem Sintomas Físicos Ruins em tempos de Quarentena

Oi, esse é o resumo da 3ª live, de 23/03/20.

Como manter a concentração em estudos ou trabalhos remotos é uma tarefa nem sempre natural para as pessoas, seguem dois exercícios de lógica que ajudam a “ligar” a mente, trabalham o raciocínio, a rapidez e o foco. Vem na mesma linha do exercício da “live” passada de olhar um quadro ou foto por um minuto e depois recapitular tudo que tem nele. Só que aqui o canal de entrada é auditivo, enquanto no anterior era visual. Quanto mais treinamos nossas habilidades no diversos canais, melhor fica nossa performance e capacidade de manter a atenção onde queremos/necessitamos e não onde possa nos fazer mal. Pode ser usado como um “esquenta” antes de começar a estudar, pra espantar o sono ou para quem ficou muito tempo estudando coisas de decoreba ou em planilhas de copiar e colar, porque ativa a outra parte do cérebro. Então vamos lá – no final do texto eu vou colocar as respostas, ok?

1- Em uma sala quadrada em cada canto há um gato, cada gato vê 3 gatos. Quantos gatos existem

2- Eu tenho um jardim e nele todas as flores, menos 2, são rosas. Todas as flores, menos 2, são margaridas. Todas as flores, menos 2, são orquídeas. Quantas flores eu tenho no meu jardim?

Para quem gostou e quer treinar mais essa habilidade mental, vai lá no Google e pesquisa por jogos de lógica ou desafios de lógica – tem muita coisa legal disponível.

 

Agora se você ficou muito tempo vidrado nas notícias alarmantes e nem sempre reais colocadas nas redes sociais e agora bateu um medo que chega a ser sentido como um sintoma físico, se você vai fazer aniversário por esses dias e o fato de estar em isolamento social trouxe uma angústia que está reverberando no seu corpo físico, ou qualquer emoção, por qualquer motivo que seja, está te trazendo sintoma físico, o próximo exercício é pra você (vou colocar gravado (tecle aí em baixo) e escrito, vc escolhe como prefere fazer):

Feche seus olhos, respire profunda e pausadamente. Coloque sua atenção no ponto do seu corpo onde está alojado o sintoma físico causado por essa emoção ruim. Imagine na sua frente um balde. E então você percebe esse incômodo se tornando uma tinta escura e ‘vazando’ de você para dentro do balde – deixe que saia tudo, até a última gota.

Agora veja que há uma lata de tinta branca bem perto de você. Pegue essa lata, abra e vá despejando o conteúdo da lata no balde onde está a tinta escura. Veja um caracol colorido se formando no balde, da mistura das duas tintas. Continue despejando a tinta branca… E vá percebendo que ela vai começando a clarear a tinta escura, isso, despeja mais tinta branca e vá percebendo como a cor escura vai se tornando muito clarinha, esmaecida… Entorne o resto do balde e perceba que agora não é mais possível ver outra cor além da tinta branca (caso ainda tenha sobrado algum resíduo, há outra lata de tinta branca onde estava a 1a e será suficiente para neutralizar o que possa ter restado da antiga cor).

Agora, permita-se olhar para o balde cheio da tinta branca. Olhe bem como ela é clara e radiante. Fixe sua atenção em toda essa brancura e, de repente, você vai perceber que há um brilho, uma luz saindo dela e vindo em direção a você, penetrando pelos seus poros, pela sua respiração – justamente para aquela parte do seu corpo onde antes estava o incômodo. Essa luz traz com ela o antídoto para o que você estava sentindo (exemplo: se era solidão, essa luz traz aconchego, amor; se era medo, a sensação de proteção, e assim por diante).

Essa luz chega nesse campo do seu corpo e vai ganhando terreno, curando essa área e depois se espalhando em ondas de luz por todo o seu corpo. E quando isso acontece, você consegue lembrar de outros momentos em que você já se sentiu com essa sensação boa e você vai relembrando como foi importante para você ter aquela sensação positiva vibrando aí dentro. Permita-se disfrutar dessa sensação por um tempo. Isso! E como é importante termos meta e foco no positivo, imagine, quando terminar a quarentena, o que você vai fazer e com quem, para garantir ainda mais dessa ou de outra boa sensação para sua vida, imagine com riqueza de detalhes como será esse dia.

Muito bem, agora vá abrindo os seus olhos vagarosamente, respire fundo e encerre esse momento seu, ouvindo uma música gostosa enquanto vai se preparando para cumprir o item da vez da agenda do dia.

 

Espero que você faça e tenha ótimos resultados, e que me dê o feedback.

Até a próxima!

 

Respostas dos joguinhos

  • São 4 gatos – é uma sala quadrada, em cada canto há um gato. Um quadrado tem 4 cantos. E como o gato não pode ver a si mesmo, ele vê os outros 3 gatos que estão nos cantos restantes.
  • São 3 flores – uma é a rosa, a outra a margarida e a outra a orquídea. Faça com os dedos a contagem e vai perceber que casa certinho com o enunciado do problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *