Categorias: Aromaterapia

O Outono e Seus Óleos

Se pararmos e prestarmos mais atenção aos detalhes da natureza, perceberemos que cada estação do ano traz mensagens. Cada estação é um convite a novas posturas e oferece vários aprendizados.

O outono é uma época de transição entre os extremos de temperatura verão x inverno. Ele anuncia o fim do verão e prepara para a chegada do inverno. A folha que iniciou na primavera, cresceu; no verão soltou seus botões, flores e frutos, e agora está secando e caindo. O mesmo acontece conosco, somos parte da natureza de todos esses ciclos, cada estação interfere na nossa vida de uma forma sutil. Assim, o Outono é a estação da introspecção e da meditação.

Segundo JONI REIM & RUAH BULL, o Outono é a estação da alma que sinaliza o momento de refletir sobre a sua vida e avaliar a saúde e o bem-estar do seu corpo, da sua mente, do seu coração e do seu espírito. É a época dos insights e do uso do bom senso no que diz respeito aos seus relacionamentos, ao modo como você se cuida, à forma como usa seu tempo e ao que realizou. Perdoar e aceitar suas falhas, assim como as falhas dos outros, ajudam você a pavimentar o caminho para um coração sereno.  É também o momento de reconhecer as muitas bênçãos em sua vida, de agradecer por elas e de ser generoso de espírito. O Outono representa a etapa da meia-idade na vida.

Março é o primeiro mês, ele já passou, mas vamos abordar um pouco sobre ele. Tempo de autorreflexão e compreensão, uso do bom senso e desenvolvimento da percepção. Alguns óleos essenciais recomendados para este mês são: Olíbano (Boswellia carteri) para autorreflexão, Louro (Laurus nobilis) para o bom senso e Sálvia-esclareia (Salvia sclarea) para intuição.

O mês de Abril é tempo de passar da autorreflexão e compreensão para a auto aceitação, o perdão e a cura. Nesse mês podemos usar os óleos: Palmarosa (Cymbopongon martinii) para a autoaceitação e Rosa-de-damasco (Rosa x damascena Mill) para o perdão, a cura da dor da perda e cura em todos os níveis.

O último Mês do Outono, Maio é tempo de refletir sobre as muitas bênçãos em nossas vidas e de vivenciar a gratidão. Nele podemos usar os óleos: Jasmin (Jasminum sambac) para a graditão e Cipreste (Cupressus sempervirens) para o crescimento pessoal. Podemos usar novamente o óleo de Rosa-de-damasco (Rosa x damascena Mill) para a compaixão e o amor incondicional.

KEIM, J., BULL,R., Aroamterapia para cada dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *