Categorias: Aromaterapia

Um final de ano bem aromático!

O mês de dezembro é um mês especial, com a proximidade das festas de final de ano, é natural que todos queiram atrair para si o que há de melhor.

O Natal é a ternura do passado, o valor do presente e a esperança de um futuro melhor. É comungar com as pessoas que amamos a fartura e o amor que nos foi dado pelo sacrifício de um homem que nasceu menino e subiu aos céus para sentar-se ao lado do Criador. É o desejo mais sincero de que cada coração se encha com bênçãos ricas e eternas e que cada caminho nos leve à paz.

O ano novo traz consigo a possibilidade de reorganizar a vida, consertar erros, fazer coisas diferentes, essa promessa do ‘novo’ é fundamental para o bem-estar e para a saúde mental.

Assim, se no Natal o que se busca é alegria, amor e paz, já no Ano Novo a procura é boas energias e renovação das esperanças.

E para cada um desses momentos temos rituais e/ou aromas característicos: no natal lembramos logo dos presentes dos três reis magos (incenso, ouro e mirra), do pinheiro e do olíbano. Já no ano novo temos os rituais de virada de ano, os banhos de sal grosso e de ervas, a cor da roupa da virada, entre outros.

Para harmonizar a casa para receber os amigos e familiares para as celebrações natalinas separamos alguns óleos e sinergias para que esse ambiente fique repleto de alegria, amor e paz:

Grapefruit (Citrusx paradisi): desperta uma sensação picante e refrescante que rejuvenesce o nosso centro de força. Energeticamente, dissipa formas-pensamentos retidos na aura, tornando-se um poderoso óleo purificador do corpo mental. Sua energia purificante anima qualquer padrão de pensamento depressivo. Considerado um óleo alto astral!

Laranja Doce (Citrus x sinensis): Dissipa a negatividade e desfaz padrões de pensamentos negativos, espalhando alegria e confraternização.

Pinheiro Silvestre (Pinus sylvestris): a energia do pinheiro estimula a consciência de um grupo coeso a almejar a iluminação.

Para os rituais de virada de ano, nada melhor que um banho de sal groso seguido de um banho de ervas ou um banho com óleos essenciais!

O banho de sal grosso é eficaz para a limpeza energética, retirando do corpo a vibração negativa que nos impede de progredir. Ele é mais comumente utilizado, devida à sua simplicidade e eficiência. A água é um ótimo condutor de energia. Como sabemos, nosso corpo não é apenas “um”, ele é composto por vários corpos inclusive o corpo energético. Acredita-se que o banho com sal grosso atua sobre o corpo etéreo e o corpo astral. Quando a água se junta com o sal, ela funciona como um descarregador de energias, tanto positivas como negativas. Por isso, sua utilização é indicada como uma etapa anterior ao banho de ervas, pois ele realizará uma limpeza espiritual para depois a pessoa se banhar com a mistura que carrega a energia que ela mais precisa.

O banho é bem simples, após um banho normal, banha-se de uma mistura de um punhado de sal grosso, em água morna ou fria. Este banho é feito do pescoço para baixo, não lavando os dois chacras superiores (coronal e frontal). O porquê de não poder lavar os chacras superiores, está ligado ao fato de serem estes chacras ligados à coroa da pessoa (elo de ligação entre a pessoa e o plano astral superior).

O banho de ervas é feito da mesma maneira e para o ano novo algumas ervas (ou óleos essenciais) antes da virada:

Alecrim – Gera vontade de mudar e conhecer o novo, incentiva a pessoa a ter sabedoria para viver e amar. Atrair prosperidade e abertura de caminhos, também destrói larvas astrais e afasta a tristeza.

Arruda –   Erva de grande poder.  Quando plantada indica a qualidade da energia local, que pode ser medida pela vitalidade da planta.  Desagrega fluidos negativos e o acúmulo energético proveniente da repetição de pensamentos negativos emitidos pela pessoa que toma o banho. Traz força para superar os desejos não realizados, elimina a frustração e o sentimento de fracasso.

Alfazema – Equilibra nossas energias, traz paz e harmonia, e ajuda na limpeza e purificação.

Louro – Elimina as energias densas de origem espiritual, cria um campo energético, traz a força da energia divina para purificar os campos de energia.

Rosa – Traz paz, amor e fortalece energeticamente nos sentimentos, produzindo sentimentos de paz interior e autossuficiência.

Após o banho, manter-se molhado por alguns minutos e enxugar-se sem esfregar a toalha sobre o corpo, apenas secando o excesso de umidade. O melhor é não se enxugar, mas vai de cada um.

Que nosso final de ano seja repleto de muita paz e amor, que possamos perdoar os que nos feriram, e que possamos nos amar mais, seja quem for, e que possamos aproveitar cada momento, cada detalhe, cada paisagem que passamos sem enxergar na correria do dia a dia de nossas vidas.

UM FELIZ NATAL REPLETO DE AMOR E PAZ! E UM ANO NOVO PRÓSPERO CHEIO DE ESPERANÇA!

 

Referências:

EIDSON, D., Cura vibracional.

GIMENES, B.J., Fitoenergética A energia das plantas no equilíbrio da alma.

PRICE, S., Aromaterapia e as emoções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *