Categorias: CoachingPNLPNL Felicidade

O Passo a Passo para o Bem Viver ou Enfrentar ou Resisitir?

Tive um sonho, não lembro muita coisa dele, mas algo ficou registrado, a tal ponto que, mesmo com o passar dos dias ainda perdura na lembrança, uma voz que dizia:

“Para ganhar, muitas vezes não é preciso enfrentar, só resistir!”

Fiquei pensando sobre essa frase, o alcance dela na minha vida, e nos dias atuais… Como essa frase se relacionaria com a PNL, com o Coaching… E nisso deixei a mente voar em pensamentos, imagens criadas e lembradas. Até que recordei de um dia, acho que eu tinha uns 12 anos, e estava na presença de um mestre chinês, e ele falava sobre o que nos dá mais energia e aumenta a nossa força, e o que subtrai. E como exemplo, ele desafiou o grupo presente dizendo que ninguém conseguiria retirá-lo do lugar onde ele se encontrava, ou seja, por mais que o empurrassem, não o moveriam…
O grupo riu, o desafio foi aceito, um de cada vez tentou empurrar seus braços na tentativa dele dar um passo que fosse… Nada… No final, o grupo (de 4 pessoas) se reuniu acreditando que empurrando todos juntos e ao mesmo tempo, aquele senhor não seria capaz de resistir.
Bem, o que posso dizer é que ele continuou falando comigo, rindo, muito calmo. Quando o grupo cansou, o chinês pacientemente explicou que eles não conseguiram o intento desejado porque se deixaram apanhar pelo desafio, tinham que provar algo, de alguma forma ficaram mais no campo do revide do que no campo do propósito e isso subtraía força. Ao passo que ele (chinês) só estava focado em permanecer onde estava, ou seja, focado no propósito, o que alimenta a força.

Foi então que a frase do meu sonho ganhou muito sentido! É a resistência dos valores, dos propósitos mesmo diante das provocações, ameaças, distorções ou insensibilidades que possam existir no mundo externo. Resistir em vez de enfrentar para manter a força de ação concentrada e não se desviar do verdadeiro propósito.
Se algo é realmente importante para mim, mas não tenho muito apoio ou o meio externo não é o mais favorável para aquilo, não vale a pena desperdiçar tempo, saúde ou energia em tentar mudar as cabeças e posturas ao meu redor, porque o desgaste aconteceria e poderia ser o ponto de desequilíbrio no sistema. Mas se tenho resistência para passar por essa adversidade, e em vez de perder tempo dando murro em ponta de faca, estruturo melhor o meu caminho, as minhas habilidades, o meu querer, o fato de chegar lá, na realização daquilo que eu queria, é a maior prova, para os que duvidaram, de que era legítimo e possível o meu objetivo!
E isso não se aplica somente aos meus projetos e sonhos, mas aos meus valores, percepções políticas, estilo de vida, e muito mais. Principalmente hoje que muitas vezes por pensar diferente, em vez de um debate saudável, as conversas ou os posts viram embates acirrados, com as pessoas perdendo a medida, a razão!… Infelizmente isso aconteceu até com a Copa do Mundo, e agora então que vai se aproximando o período eleitoral, seria muito bom lembrar do senhorzinho chinês, enquanto todos o pressionavam usando toda a força que tinham, ele apenas relaxava e continuava vivendo o AGORA, focando os seus VALORES, concentrado no seu propósito e mantendo-se em PAZ!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *